Para as crianças que já frequentam a escola na infância, geralmente, a lição de casa é uma tarefa simples, e envolve atividades como: desenho, pintura e colagem. Conforme crescem, as tarefas acompanham o nível de ensino. Portanto, tornam-se mais complexas.

Como meninos e meninas gostam muito de brincar, focar no estudo em casa pode ser algo complicado. Por isso, nós oferecemos 5 dicas que podem ajudar as famílias nessa situação:

1) Rotina:

É importante estabelecer um horário para a realização das tarefas escolares. Com isso, a criança terá tempo de brincar e também de executar seus afazeres, criando bons hábitos desde cedo.

2) Organização:

Quanto mais a mesa de estudo estiver organizada, melhor para a criança. Isso porque ela pode distribuir seu material no espaço e sentir-se mais à vontade para estudar.

3) Pais ao lado:

Como incentivo para a lição de casa, é importante os pais estarem com a criança, para auxiliá-las suas dificuldades. Entretanto, é fundamental deixar que o seu filho faça a própria lição, enquanto a família apenas orienta.

4) Cantinho da lição:

Como uma forma de contribuir para que a criança goste de estudar, criar o cantinho da lição pode ser uma boa opção. Pode ser um lugar confortável e com boa iluminação.

5) Alimentação:

É fundamental que o seu filho esteja bem alimentado antes de estudar. Isso porque os nutrientes contribuem para energia e concentração. Nada de começar a lição com a barriga vazia.

Quando estimulada desde cedo, a criança pode associar a lição de casa com algo prazeroso e também divertido. Dependendo da matéria, os pais podem utilizar exemplos práticos e do cotidiano. Desse modo, os pequenos podem gravar com mais facilidade o conteúdo transmitido. Também não se esqueça de elogiar a criança quando ela acertar alguma atividade relacionada ao assunto. Com amor e paciência, a prática pode ficar deliciosa, tanto para os filhos, como para os pais.

>>> CONFIRA OUTROS ARTIGOS AQUI EM NOSSO BLOG <<<

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar