Muitos de nós, adultos, crescemos com uma série de exigências por parte de nossos pais. Isso envolveu, inclusive, bons modos nos horários das refeições. Por isso, é importante ensinar boas maneiras desde cedo para as crianças, já que esses comportamentos são carregados por toda a vida. Acompanhe abaixo 5 dicas que podem ajudar na hora de orientar os pequenos no cotidiano:

1) Não mastigue de boca aberta

Sendo o principal item de etiqueta, você pode começar a ensinar por esse tópico, seja no almoço, jantar ou mesmo na hora do lanche.

2) Peça licença

Sempre que o adulto for levantar da mesa, peça licença. Essa atitude pode servir de exemplo para a criança e, junto com a orientação, os pequenos podem adquirir um novo bom comportamento.

3) Não bata os talheres

Bater constantemente os talheres no prato, além de proporcionar um enorme barulho, pode ser desagradável. Seja para meninos ou meninas, comer de forma calma e tranquila é sempre o melhor caminho.

4) Cotovelos fora da mesa

Apoiar os cotovelos sobre a mesa não é aconselhável. Ensine o seu filho a deixá-los para fora.

5) Trocando os pratos

Quando a criança atingir uma idade maior que 4 anos, comece a trocar o prato raso, pelo fundo. Isso pode ajudar na hora de ter bons modos a mesa, treinando para o alimento não cair no chão.

Vale lembrar que todas essas dicas devem ser direcionadas para meninos e meninas a partir dos 5 anos, fase em que a criança compreende de melhor maneira a comunicação verbal entre os pais.

> LER MAIS DICAS SOBRE O UNIVERSO INFANTIL

 

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar