Desde a infância, o contato com a terra é muito importante. Através dessa atividade, crianças podem adquirir diferentes aprendizados. Entre eles, o respeito pela natureza. Montar uma horta em casa é uma maneira simples e muito gostosa de inserir os pequenos nesse universo.

Se na sua casa há quintal de terra, a família pode plantar direto do solo. Caso os pais morem em apartamento, garrafas pet ou vasos são boas opções. Como sugestão, recomendamos que vocês tentem alimentos como cebolinha, alecrim, manjericão ou hortelã, pois as raízes são curtas e, portanto, são mais fáceis de cuidar. Vamos começar:

Itens necessários:

Terra Orgânica

Adubo

Mudas ou Sementes

Pá de Jardim

Regador

Garrafas Pet ou Vasos

Vegetais de sua escolha

Passo 1:

Caso a horta seja em recipientes, coloque uma camada de terra no fundo. Não esqueça de verificar se nele há furinhos, para a água escorrer e não encharcar a planta.

Passo 2:

Coloque um pouco de adubo sobre a terra e, na sequência, a semente ou a muda.

Passo 3:

Não se esqueça de regar uma vez por dia e deixar a planta num lugar iluminado. Quando os alimentos crescerem, ao lado do seu filho, você pode lavá-los e inserir nas refeições. Sendo também um modo de incentivo para ingestão de alimentos saudáveis, a criança aprende, inclusive, sobre paciência, pois precisa esperar os vegetais da horta se desenvolverem.

E você? Tem ou já fez alguma horta em casa?

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar