Gavião Arqueiro: O melhor arqueiro dos quadrinhos

Muitos heróis fizeram sua entrada no universo da Marvel, mas do lado errado da lei. O Gavião Arqueiro não foi primeiro e, sem dúvida, não será o último a surgir dessa maneira. Armado apenas com arco e flecha, do qual domina com maestria, Clint Barton derrotou supervilões graças a sua habilidade.

Criado em 1964, Gavião Arqueiro teve sua primeira aparição em Tales of Suspense #57, escrito por Stan Lee. Já nessa primeira história ele cruzou seu caminho com a Viúva Negra, que seria sua propulsora para caminho sombrio. Afinal, quem resiste aos encantos da doce Viúva, e Clint caiu facilmente em suas teias. Tendo ainda mais duas edições da Tales of Suspense #60 e #64 em que o Gavião Arqueiro e Viúva Negra trabalharam juntos, mas com a Viúva sempre tirando vantagens das boas intensões de Clint.

Gavião Arqueiro

Seu ingresso aos Vingadores, foi o ponto crucial para encantos desses heróis se aflorarem ao público. Em Avengers #16, com o Capitão América como líder, ele ingressou ao grupo junto com mais dois ex-vilões como Gavião Arqueiro: Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Gavião Arqueiro: Origem

Clinton Barton e Barney Barton, cresceram trabalhando no pequeno açougue do pai quando não estava na escola. Desde crianças aprenderam a se esquivar dos ameaçadores abuso verbais e físicos que o pai direcionava a eles. Apesar de todos os seus esforços, eles não conseguiram salvar a mãe, que morreu junto com seu pai em um acidente.

Enviados para um orfanato, os dois irmãos nunca chegaram a ser adotados, já que os pais em potencial os achavam de difícil trato. Como válvula de escape, Barney começou a maltratar seu irmão, que se refugiava em revistas em quadrinhos do Velho Oeste.

Ainda na adolescência, os dois garotos fugiram do orfanato. Clint começou a prestar pequenos serviços ao Circo de Maravilhas Carson, onde conseguiu o emprego de assistente do Espadachim (Jacques Duquesne). Com o seu bom empenho, Espadachim o reconheceu e ensinou-lhe tudo que sabia, sendo uma figura paternal na vida de Barton.

Gavião Arqueiro Novo uniforme

Gavião Arqueiro : Habilidades

Com outros artistas Clint aprendeu também a fazer acrobacias no ar sob a tutela dos trapezistas Faulkner Voadores. Quando um novo artista entra no circo para ser a estrela principal, chamado Flecha Certeira, Jacques percebe a oportunidade de aprimorar as habilidades de Clint, e acrescentar algo a mais em seu show.

Contudo, com o passar do tempo, Espadachim se envolveu em dívidas por causa de apostas de jogo. Totalmente cientes dos rumos que Jacques estava tomando ao se envolver em crimes, Clint se recusou ajuda-lo quando o mesmo desejava roubar o tesoureiro do circo. Enfurecido, o Espadachim o persegue até o trapézio e corta as cordas que o segurava, fazendo-o ter uma queda feia.  Clint teria morrido se Barney e Flecha Certeira não tivessem chego a tempo. Depois de uma longa recuperação, Clint volta a ter Flecha Certeira como seu tutor de arco e flecha.

Depois de alguns problemas envolvidos com seu irmão, Flecha Certeira e mafiosos, Clint se torna a atração principal do circo. Usando o nome de Gavião Arqueiro, insatisfeito com seu futuro, ele deseja reconhecimento. Esse sentimento ocorre após ele ver o super-herói Homem de Ferro salvando vítimas em um brinquedo defeituoso no circo. Inspirado pela reação do público, ele troca as cores de seu uniforme por azul e roxo. Além disso, tenta combater o crime.

Entretanto, em sua primeira missão ao tentar prender bandidos em um assalto a uma joalheria, ele é confundido com um ladrão e foge. Clint é resgatado pela linda espiã Viúva Negra, que reconhece que ele tem uma habilidade especial com o arco. Apaixonado, Clint é usado por Viúva Negra.

Gavião e o convite dos Vingadores

Tentando abandonar a vida de fora da lei, Clint Barton volta a combater o crime. Em uma de suas aventuras, por acaso, salva Edwin Jarvis, o mordomo de Tony Stark. Agradecido, Jarvis convida Gavião Arqueiro para tentar ingressar no Vingadores. E depois de exibir seu talento perante todos, Capitão América o convida a ingressar na equipe. Recordando dos seus antigos tutores que o traíram, Clint demora um pouco a aceitar Capitão América como líder. Mas por fim, os dois se tornaram grandes amigos.

Esse foi apenas o começo da trajetória de Clint Barton, que provou ser um dos Vingadores mais valiosos e dedicados do grupo. Sem mencionar que nenhum outro herói possui uma pontaria tão boa quanto a do Gavião.

Você também pode se interessar por:

-> Capitão América – Projeto Vingadores

-> Homem de Ferro – Projeto Vingadores

Produtos Os Vingadores:

–> PRODUTOS E BRINQUEDOS LICENCIADOS THE AVENGERS – MARVEL

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar