Projeto Vingadores: Homem de Ferro – Um herói humano

Criado para ser odiado, Tony Stark (Homem de Ferro) caiu no gosto das pessoas assim que foi lançado. Capaz de criar uma armadura com alta tecnologia, enfrentar os mais diversos vilões, e de personalidade sarcástica e egocêntrica, ele tira qualquer um do sério.

Depois de ter criado uns dos personagens mais marcantes da Marvel Comics, Stan Lee se fixou como gênio dos quadrinhos. A primeira aparição do Homem de  Ferro foi na revista Tales of Suspense #39. Com o roteiro de Larry Lieber e o desenhos de Jack Kirby e Don Heck a revista teve boa aceitação.

Homem de Ferro - Projeto Vingadores

Homem de Ferro: a origem

Internado ainda muito cedo, Tony sempre teve problemas com Howard, sendo ele o responsável pelos seus problemas alcoólicos futuros. Nessa mesma época de convivência com outras pessoas no internato, logo percebemos que Tony era um menino prodígio. Fator que foi muito útil no ramo da família, que investia na fabricação de armas para a guerra. Desde cedo Howard ensinou a Tony o preço da guerra. Também o ensinou sobre o dever que sua família tinha em servir o exército.

Ainda com 15 anos, Tony se formou em física e engenharia elétrica. Recebendo assim, o grau de mestre em ambos os ramos de estudo. Tony conheceu também Bruce Banner, um jovem gênio que ocasionou uma disputa entre dois para saber quem era o melhor.

Quando tinha 21 anos, a morte dos pais em um acidente de carro o fez largar a vida de playboy intelectual. Tony transformou as Industrias Stark em um complexo multibilionário de alta tecnologia, que fornecia armas para o governo.

Acidente de Tony

Durante uma dessas guerras, Tony Stark é atingido por uma explosão de granada enquanto testava um novo armamento. Apesar de sobreviver, estilhaços da granada se alojaram em seu peito, muito próximo ao coração. Debilitado, e lhe restando apenas alguns dias de vida, Tony é capturado pelos homens de Wong Chu, que o obriga a criar uma arma.

Entretanto, Tony ao invés de cria-la, desenvolve algo que o mantivesse vivo, ou seja, uma armadura capaz ajuda-lo a fugir. Durante esse período no cativeiro, ele contou com a ajuda de Ho Yinsen, um cientista asiático que também era prisioneiro de Wong Chu.

Posteriormente, Tony fez várias modificações na armadura, até adotar a cor vermelho e dourado para ser a padrão. Ele também atualizou a tecnologia na armadura, incluindo desde estabilidade no voo, até as armas que são acopladas a ela. Tony Stark manteve, inclusive, sua identidade secreta durante um longo período, pois temia seus inimigos. Além disso, para ajudar nas suas atuações, espalhou boatos que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Apenas seu motorista Harold e sua secretaria Virginia Potts – ou apenas Pepper – sabiam de suas aventuras no combate ao crime. Durante esse período, colaborou com as forças armadas americanas e criou armas para usa-las na Guerra Fria.

Homem de Ferro

Alcoolismo

O maior vilão de Tony Stark, sem dúvida nenhuma, foi ele mesmo. Entrando em falência devido ao seu rival Obadiah Stane – futuramente o Monge de Ferro –, Tony teve um colapso nervoso. Esse colapso o fez ser preso e ter sérios problemas com alcoolismo. Nesse período, ele abandonou a armadura de Homem de Ferro, deixando essa a cargo de um de seus empregados, o ex-militar Jame Rhodes, que participou de vários momentos decisivos do Universo Marvel, inclusive nas Guerras Secretas um dos maiores crossovers dos quadrinhos.

Enquanto se reerguia, Tony criou uma nova companhia, a Circuits Maximus. Também percebeu que Rhodes ao usar a armadura começava a ficar agressivo a ponto de parecer um louco. Isso graças a tecnologia implantada no traje, que funcionava diretamente com a mente de Tony. O que não foi fácil da Rhodes aguentar. Depois de salvar Rhodes de uma loucura e derrotar Obadiah Stane, que cada dia se tornava mais perigoso, Tony decide destruir todos os trajes de combate, por serem muito perigosos.

Máquina de Combate

Tony Stark também sofreu psicologicamente pelo uso constante da armadura, que, aos poucos, começava a destruir seu sistema nervoso, fazendo-o desenvolver um traje que pudesse ser controlado a distância. Ele também ficou paraplégico devido a uma tentativa de homicídio por uma das suas ex-amantes. Devido ao constante perigo que enfrentava, Tony teve que devolver uma armadura ainda mais forte, desse modo, nasce então a Máquina de Combate.

Máquina de Combate

Após esse período, ele recupera o movimento das pernas com ajuda de revolucionário microchip, e simula sua morte para poder se recuperar. Rhodes então, assume a Máquina de Combate, e fica furioso quando Tony retorna sem muita explicação e sai da empresa com traje da Máquina de Combate, e passa usá-la em serviço a S.H.I.E.L.D, que tem acesso à tecnologia robótica que Tony criou.

Homem de Ferro

Curiosidades

A história do Homem de Ferro é muito ampla, ele tem papéis importantes como em Guerra Civil, em que manipula o Homem Aranha para estar do seu lado a favor do registro dos super-heróis, contra o Capitão América. Em Planeta Hulk, ele também participa na expulsão do Hulk da Terra, e em Hulk Contra o Mundo, Tony luta contra Hulk com sua armadura Hulkbuster, e é derrotado facilmente pelo Verdão.

Mas sua maior aventura foi Extremis que por muito é considerada o seu melhor arco.

Segue algumas curiosidades sobre Homem de Ferro:

1 – Na revista dos Novos Vingadores #29, o Homem de Ferro diz ter três doutorados em áreas diferentes.

2 – Stark é uma palavra muito usada e vários idiomas e significa força, como por exemplo em alemão e sueco.

3 – Tony Stark odeia J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e deixa claro isso no volume 5 de Homem de Ferro.

5 – O site da Marvel revelou que Tony Stark sofre de Depressão Nervosa ou Transtorno depressivo.

6 – Ele é ateísta, e já deixou isso claro em várias edições, inclusive em Homem de Ferro, no volume 5.

7 – Tony só se tornou alcoólatra a partir da edição O Demônio na Garrafa, depois disso, seu vicio apareceu por flashbacks através dos anos.

<> VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR <>

-> Conheça a história do Capitão América – Projeto Vingadores

>>> BRINQUEDOS E COLECIONÁVEIS LICENCIADOS DO HOMEM DE FERRO

>>> BONECO IRON MAN LEGENDS – HASBRO

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar