Como todo amante da saga de Star Wars, é natural desejar se tornar um Jedi poderoso. Sendo assim, fizemos um artigo para mostrar um pouco de toda essa mitologia que George Lucas aprimorou desde do seu lançamento, aprendendo com o código de honra da Ordem Jedi. E como muitos mestres falam, o treinamento de Jedi (a Força) nunca acaba, e tornar-se natural aprender cada vez mais sobre esses ensinamentos.

Star Wars: Aprenda Todos Os Segredos Para Se Tornar Um Jedi – Parte 1

Os preceitos para se tornar um Jedi

Mesmo a formação evoluindo ao longo dos milênios, os preceitos nunca morrem. Até porque eles explicam com exatidão como deve ser a relação do Jedi com a Força.

Primeiro Preceito:

Não há emoção, há paz. Considerado o princípio que norteia toda a meditação, e que reafirma como um Jedi age sobre suas ações e dos demais.

Segundo Preceito:

Não há ignorância, há conhecimento. Um dos preceitos mais importante, é fundamental que todo jedi o entenda que sem conhecimento há medo, e o medo é o caminho para lado negro.

Terceiro Preceito:

Não há paixão, há serenidade. Esse preceito é o lembrete sobre agir com paixão e as relações pessoais que não podem existir. Nunca suas ações pessoais devem privilegiar a sua missão.

Quarto Preceito:

Não há caos, há harmonia. Todo jedi precisa enxergar os fios que unem as formas de vidas, caso contrario verá a vida como algo sem sentido e sua existência como algo aleatório.

Quinto Preceito:

Não há Morte, há a Força. Todos os seres vivos desempenham papeis que ultrapassam suas compreensões. E como os seres vivem a sombra da Força, é natural que ao morrer, a Força sobreviva porque fazemos parte de uma energia maior que tudo.

Conhecendo a história da Ordem Jedi

Star Wars: Aprenda Todos Os Segredos Para Se Tornar Um Jedi – Parte 1

A Força é eterna, mas nem sempre os jedis estiveram presentes para manejar os ensinamentos. Alguns séculos antes de se criar a Republica, no planeta Tython, foram encontrados evidencias da força em seu Núcleo Profundo. Contudo, os videntes de Tython deram outro nome a esse campo de energia – Ashla. Mesmo entendendo que a Força era uma fonte de sabedoria e conhecimento, os videntes de Tython usaram suas habilidades a favor do ódio. Desse modo, passaram para o lado negro da força.

As Guerras da Força de Tython foram um dos primeiros registros do conflito entre o lado negro, e lado luminoso. Essas batalhas se repetiriam através dos séculos e nesse mesmo período, espadas tiveram suas lâminas de metal aprimoradas pela Força. Sentindo dificuldade em manejar as espadas, os antepassados dos jedis usaram a tecnologia de seres de outros planetas para criar os primeiros sabres de luz. Assim, os sabres de luz tornaram-se os símbolos da Ordem Jedi.

De Tython saíram os primeiros Cavaleiros Jedi. Esses personagens se espalharam pela galáxia para defender a luz, das trevas, e se estabeleceram em Ossus, perto de Hutt, quando a Republica Galáctica surgiu e anunciou a formação pacifica. Os Cavaleiros Jedi juraram, então, defender a Republica, sabendo que seus ideais eram importantes para o conhecimento e a justiça.

Ossus permaneceu como o centro da Ordem por séculos, até que durante a Grande Guerra Sith, a explosão de um dos sóis desse planeta atingiu sua superfície. Muito pouco se conseguiu salvar desse dia, e os jedis sobreviventes encontraram outra casa no Templo Jedi, em Coruscant. Contudo, esse Templo foi o palco da última batalha da Guerra Sith, que a Ordem conquistou, encerrando uma guerra que durou mil anos, com os Sith derrotados.

Classes que definem a Ordem Jedi

Mesmo a Ordem Jedi sendo democrática, é necessário que se siga uma hierarquia para ajudar no comando. Afinal, os membros mais antigos da Ordem possuem mais experiência em vivencia e merecem o respeito dos demais.

Jedi Iniciado

Essa é classe mais jovem da Ordem Jedi. Os membros que estão nela entram quando tem idade suficiente para receber instruções sozinhos.

Jedi Padawan

São os membros iniciados, que são escolhidos por um Cavaleiro ou Mestre para ser seu aprendiz. Nessa fase o treinamento acontece em outras partes da galáctica, ou aonde seja necessário.

Cavaleiro Jedi

Essa classe é para os Padawan que passaram nos Testes da Ordem, e não são mais tutelados por um Mestre. Eles são livres para viajar pela galáxia a serviço da Ordem e para ensinar seus próprios aprendizes.

Mestre Jedi

Os Mestres Jedis treinam os Padawan para ser um Cavaleiro ou para aqueles que demonstram profundo conhecimento da Força e da Ordem Jedi. Há ainda o título honorífico de Grande Mestre, que é apenas concedido a pouco Mestres.

-> BRINQUEDOS E COLECIONÁVEIS STAR WARS

-> LER MAIS ARTIGOS SOBRE O UNIVERSO GEEK

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar