Toy Story – um grande sucesso

Como seria se os brinquedos ganhassem vida quando ninguém está olhando? Foi nisso que os produtores da Pixar pensaram, e foi uma ideia que deu certo. Sendo o pioneiro em filmes de animação totalmente produzidos em computação gráfica, o orçamento de Toy Story foi baixo. Com um produtora pequena na época, o filme sofreu críticas muito favoráveis e foi um sucesso estrondoso.

Sendo o filme de maior bilheteria de 1995, ano de seu lançamento,  o sucesso não parou por aí. Está sendo previsto para 2019 o quarto filme da franquia. Entretanto, desde já vamos conhecendo um pouco mais sobre os personagens e suas aventuras:

Toy Story 1

Toy Story 1

No quarto de um menino chamado Andy, os brinquedos ganham vida quando ninguém está olhando. A história é contada pelo ponto de vista dos personagens, entre eles: Woody, um cowboy feito de pano; Slinky, um cão mola; o Hamm, um porquinho cofre; Sr. Cabeça de Batata, um clássico brinquedo da marca Hasbro; Rex, o tiranossauro;  Betty, a pastora de ovelhas e também namorada de Woody.

Com medo de serem substituídos, os brinquedos se sentem ameaçados com o aniversário de Andy chegando, e se unem para descobrir se tem alguma chance de serem abandonado.

Aparece então, um presente surpresa. O brinquedo Buzz Lightyear, a figura de ação de um patrulheiro espacial, ganha a cena. Por consequência, logo que ele chega já desperta ciúmes em Woody. Ganhando a popularidade entre os outros brinquedos, ele se torna aquele com quem Andy mais dedica seu tempo. Mas infelizmente, Buzz possui um defeito de fábrica. Além disso, ele não sabe que é um brinquedo e acha que caiu em um planeta estranho, fator que irrita Woody. O cowboy acha que as histórias dele não têm sentido algum, já que é apenas um brinquedo. A rivalidade entre os dois só acaba quando se veem presos na casa Sid, o vizinho que tem como hobby destruir brinquedos. Os dois acabam precisando se unir para sair daquela situação.

Toy Story 2: Em busca de Woody

Toy Story 2

Na sequência, lançado no ano de 1999, tem a típica realidade de um garoto indo para o acampamento do verão. Momentos antes de partir, Andy acaba rasgando o braço de Woody sem querer e acaba não levando nenhum brinquedo ao acampamento. Com os brinquedos esperando em casa, Woody vai até uma feira de brinquedos usados para ajudar um amigo, Wheezy. O brinquedo acaba se salvando, mas o cowboy é comprado por um colecionador de brinquedos chamado Al.

Em pânico, os brinquedos liderados por Buzz Lightyer traçam um plano para salvar Woody. Enquanto isso, na casa de Al, Woody conhece outros brinquedos que, assim como ele, serão vendidos para um museu no Japão. Entre esses novos amigos, está Jessie, uma cowgirl; o cavalo Bala no Alvo; e o Mineiro, um raríssimo boneco de uma série de televisão. Entre seus antigos e novos amigos, Woody deve tomar a decisão se vai o não ficar com Andy, ou ir para o Japão.

Toy Story 3

Toy Story 3

Depois de uma década abandonados em baú, e Andy indo para faculdade, os brinquedos são doados para a creche Sunnyside. Logo, Woody e seus amigos acabam ido para na ala das crianças menores de dois anos que só destroem os brinquedos. E tudo isso graças a Lotso, o urso de pelúcia mal-humorado, que não gosto muito dos novos brinquedos. A partir dai, começa uma sequência de cenas envolventes que fazem as lagrimas surgirem. Não há como ser indiferente as questões emocionais transmitidas no filme.

E ao contrário de outros filmes de animação, temos constantes desafios para cada personagem enfrentar e se unirem cada vez mais para tentar escapar dessa realidade. São nesses momentos que eles ficam muito próximos para realizar uma grande fuga.

O filme foi dirigido por Lee Unkrich e produzido por Michael Arndt, que posteriormente, venceu o Oscar de melhor animação.

Curiosidades

1 – A Barbie era para o ser o par romântico de Woody, mas a fabricante da boneca Mattel se recusou por achar que o filme seria um fracasso, e então ela só apareceu no Toy Story 2.

2 – A Hasbro também não permitiu utilizar o os bonecos G.I. Joe pois os mesmos seriam destruídos por Sid, assim a marca não achou isso adequado.

3 – Em algumas cenas da trilogia aparece o número 95, que é uma referência ao ano de lançamento do primeiro filme.

4 – A Pixar queria que quem dublasse o Buzz Lightyear fosse Jim Carrey, mas na época o cache dele era muito caro, e ficarão com a dublagem de Tim Allen.

5 – Orginalmente, não seria Woody o protagonista do filme, mas sim, um boneco de ventríloquo chamado Tinny. Entretanto, a ideia não foi muito para frente. Afinal, ele já havia sido herói no filme Tin Toy de 1988. Além disso, esse tipo de boneco é associado a filmes de terror.

6 – O nome de Buzz é inspirado no nome do segundo homem a pisar na lua, Buzz Aldrin.

7 – No primeiro rascunho de Toy Story, Woody era um cowboy sarcástico e mal-humorado, que tirava saro dos outros brinquedos.

8 – A Hasbro e a Mattel se recusarão em fazer os bonecos dos filmes por faltar apenas 11 meses para o lançamento, e os bonecos foram lançados então, pela empresa canadense Thinkway Toys.

9 – Era para o Toy Story 2 ser lançado apenas como DVD e VHS, pois desde do começo o filme teve problemas, e a produção não estava muito confiante em seu sucesso. Mas depois de finalizado, a Disney e Pixar perceberam que havia algo bom em mãos, e apostaram no longa-metragem nos cinemas.

10 – O urso Lotso era para ter aparecido no primeiro filme, já que a ideia de um urso malévolo soava interessante, entretanto, para as tecnologias da época, as técnicas utilizadas para gravação tornavam quase impossível, então, ele foi deixado para escanteio até o terceiro filme.

>>> Ler mais artigos sobre o universo infantil

>>> Brinquedos da franquia Toy Story

 

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar