Ultron: inimigo mortal dos Vingadores

Ultron é um dos principais vilões dos Vingadores, e esteve presente em vários momentos nos quadrinhos. Sendo sua primeira aparição Avengers # 54, em 1968, ainda sem um nome atribuído, já que ele estava disfarçado de Manto Rubro, e seu rosto apareceu apenas na última página. Só na edição seguinte ele foi identificado como Ultron-5, um robô até então com uma criação desconhecida.

O personagem foi criado por John Buscema e Roy Thomas. Já nos quadrinhos, o responsável por toda sua vilania é Dr. Henry Pym, conhecido como Homem-Formiga. Na época Pym trabalhava para os Vingadores e fez o corpo de Ultron inteiramente de uma variação de Adamantium, o que o torna praticamente indestrutível.

Ultron

Ultron foi responsável pela criação de Visão, um dos Vingadores mais poderosos, que depois o destrói na edição #57 e #58. Mas esse não é o seu fim, o vilão reaparece em Avengers #66 como uma versão avançada de sua própria tecnologia, chamado Ultron-6, e tenta novamente destruir a humanidade.

Ultron-7

Depois de suas pequenas aparições, o vilão só foi ter um maior destaque na união da revista Avengers #127 com a revista Fantastic Four # 150, em que o vilão aparece no casamento de Cristalys e Mercúrio, como Ômega uma reencarnação do próprio Ultron, e ainda muito mais avançado em sua tecnologia, se chamando Ultron-7.

Gradualmente, vamos descobrindo que o Dr. Pym usou seus próprios padrões cerebrais para criar Ultron, que acaba desenvolvendo uma inteligência própria e um ódio mortal por seu criador. E ainda demonstra certo interesse na esposa de Pym, a Vespa. Sendo que esse interesse fica claro, na edição Avengers #162 em que Ultron depois de ter criado Jocasta uma noiva robô, hipnotiza Dr. Pym. Isso para que ele transferia a vida de Janet – a Vespa –, para o corpo de Jocasta. Porém, Homem de Ferro, Thor e Pantera Negra, impedem que a transformação seja concluída. E mais uma vez o vilão é destruído.

Avengers #171

Em Avengers #171, o Homem-Formiga cria um dispositivo químico com o intuito de imunizar os Vingadores dos ataques mentais de Ultron. Assim, com ajuda da Feiticeira Escarlate e Thor, o robô é derrotado tendo sua energia sugada por Thor e sua carcaça enviada para o espaço.

Desse modo, percebemos que Ultron nunca pode ser derrotado. Pois depois dessa aparição muitas outras foram acontecendo até Ultron-12. Que se aproximou mais do bem do que qual quer outro Ultron, que tenta estabelecer um tipo de ligação com seu criador, Dr. Hank Pym. Já o Ultron-13 criou uma nova companheira, Alkhema.

Essa numeração deixou de existir a partir do modelo Ultron-18. Desde então, o robô fez algumas aparições, inclusive um arco das histórias em quadrinhos do Homem de Ferro. Até aparecer definitivamente o arco Era de Ultron, em que em futuro distante o vilão, realiza seu plano sombrio de purificar a terra.

Vingadores - Era de Ultron

Descobrindo isso, os heróis tentam viajar para futuro para impedir o robô, contrariando a todos. Enquanto isso, Wolverine e Mulher-Invisível viajam ao passado para matar Hank e impedir que ele crie Ultron. O desenrolar desse episódio, é que o Homem-Ferro controla um exército robótico e o mundo foi conquistado por Morgan Fey. E assim eles viajam novamente no passado para impedir a morte de Pym, mudando o futuro novamente. Consequentemente destruindo o vilão.

Habilidades do Ultron

Os poderes são variados. Incluem velocidade, resistência, capacidade de voar, e armas de raios com energia disparada de sensores. Além disso, possui uma capacidade de hipnotizar e colocar as pessoas sob controle mental no momento que quiser. Entretanto, seu controle não fica restrito apenas em maquinas, o tornando capaz de controlar computadores também.

Ele é um especialista em robótica, podendo se auto reparar e armazenar energia como uma pilha. Seu corpo é composto de Adamantium, sendo alimentado por uma pequena fornalha nuclear que transfere toda energia pelo seu corpo. Ele também utiliza um rearranjador molecular que torna o metal em se corpo mais maleável. Desse modo, podendo reestruturar a sua forma física no decorrer de tempo.

-> Conheça mais histórias em nossa Galeria de Vilões

-> Compre brinquedos The Avengers aqui

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar