Ler é uma atividade que traz diferentes benefícios para a criança, porque além de estimular constantemente o cérebro, essa prática permite que meninos e meninas aprendam a argumentar cada vez mais, pois amplia o vocabulário e, por consequência, a redação. Sabemos que é importante ter uma alfabetização consolidada, entretanto, para muitos pais e mães, incentivar o hábito de leitura pode ser um grande desafio, inclusive, pelo fato de vivermos numa realidade cercada por aparelhos digitais. Por isso, nós entramos em contato com a psicóloga Letícia Gomes Gonçalves, que oferece 05 dicas que podem te ajudar quando o assunto for leitura e criança.

1) Ler é importante

Segundo a profissional, é fundamental que os livros façam parte da rotina da criança desde muito cedo, pois através deles os pequenos podem ter um melhor desempenho escolar, ao mesmo tempo em utilizam cada vez mais a imaginação. “O estímulo a imaginação é o meio mais barato de viajar por uma infinidade de mundos”, comenta

2) Leia ao lado da criança

Para tornar o hábito de leitura interessante, os pais precisam estar ao lado dos pequenos falando sobre a história que será lida e despertando a curiosidade a respeito do que irá acontecer nas próximas cenas. Usar a criatividade nesses momentos é importante.

3) Crie o cantinho da leitura

Muitas crianças gostam de ter um lugar confortável e agradável, mesmo que seja para ler. Criar um cantinho da leitura pode ser uma boa tática, pois os livros podem ficar em locais de fácil acesso.

4) Menos aparelhos digitais

A psicóloga informa que o uso da tecnologia pode ser evitado. Entretanto, quando essa ação já está introduzida na criança, é necessário o monitoramento e supervisão do tempo em que ela passa em frente a celulares, tabletes e notebooks. “Para crianças que já fazem uso, o ideal é conversar e fazer acordos sobre quando e como usar. Não adianta proibir sem explicar o motivo”, ressalta.

5) Incentivo através do lúdico

Sendo uma ótima opção, os livros lúdicos podem colaborar para que a criança crie gosto pela leitura. “Os livros escolares são para aprender matérias da escola. Os demais livros são lazer! São livros para usar a imaginação e se divertir, além de muito mais prazerosos”, finaliza.

Letícia Gomes Gonçalves é Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos, consultora em disciplina positiva, criadora do blog Conversa entre Marias e realiza atendimentos online e presenciais.

> LIVROS INFANTIS PARA AS CRIANÇAS SE DIVERTIREM DE MONTÃO

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar