Muitas das crianças de gerações passadas costumavam brincar constantemente pelos parques, pelas ruas e também em praças. A tecnologia não ocupava um enorme espaço na rotina dos pequenos, portanto, diversão era andar de bicicleta, patins, jogar bola, ou mesmo as atividades que não exigiam nada além de amigos, como pega – pega e esconde – esconde. Atualmente, meninos e meninas permanecem longos períodos dentro de casa, e acabam deixando as brincadeiras ao ar livre de lado. Por isso, é importante incentivá-los para brincar em campos e parques, lembrando que é fundamental um adulto estar sempre por perto, para garantir toda a segurança aos pequenos. Confira abaixo alguns benefícios sobre o tema:

a) Conhecer um novo ambiente

Se divertir ao ar livre é uma excelente opção para sair da rotina, tanto para os pais, como para as crianças. Aproveitar os dias de sol pode ser muito produtivo e a garotada pode, inclusive, conhecer um local novo e diferente.

b) É um estímulo para exercícios físicos

Em ambientes abertos, os pequenos podem se movimentar com maior intensidade, podendo subir em brinquedos quando há parquinhos disponíveis ou se exercitando ao lado dos pais, seja com uma bicicleta, skate ou patins.

c) Fazer novas amizades

As crianças possuem muita facilidade em se relacionar umas com as outras, e isso pode trazer benefícios para o repertório de cada um delas. Ao brincar em locais abertos, novos amigos podem surgir, tornando o brincar muito melhor.

d) Fomenta a Criatividade

Ao sair para fora de casa, as crianças podem carregar os brinquedos preferidos e inventar diferentes histórias ou jogos. Sendo um caminho muito positivo para a criatividade e imaginação.

Dica importante:

Lembre-se que, brincar fora de casa proporciona diferentes benefícios, mas a família deve evitar horários em que os raios solares estão muito intensos, como às 11h e às 15h. Caso os pais saiam com as crianças nesses períodos, é fundamental o uso de protetores e bonés. Caso a brincadeira envolva miniveículos, não esqueça o capacete, as cotoveleiras e uma garrafinha de água para se hidratar.

>>> Leia mais dicas e conteúdos sobre o universo infantil aqui em nosso blog

>>> Brinquedos para se divertir ao ar livre

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar