Como escolher brinquedos para bebês de acordo com sua fase? Os brinquedos servem para a diversão dos bebês, mas também são objetos que estimulam sua aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, brinquedos são meios divertidos que contribuem para que a criança explore o mundo ao seu redor. Entretanto, é importante pensar no brinquedo ideal para cada etapa especifica do amadurecimento e desenvolvimento do bebê. Existem diversas opções de brinquedos e cada um pode contribuir de uma maneira diferente.
Nos primeiros meses de vida do bebê é preciso ter muito cuidado com o brinquedo oferecido ao recém-nascido. Nessa etapa, os brinquedos mais indicados são os que estimulem o toque. Escolha brinquedos bem coloridos, com formas arredondadas e que ofereçam algum conforto aos pequenininhos.
Nessa fase, os bebês estão mais propícios aos estímulos externos. Com a coordenação motora se desenvolvendo, os bebês já alcançam e põe o brinquedo na boca. Também é quando nascem os primeiros dentinhos. Ofereça brinquedos seguros, com formas, tamanhos e texturas diferentes.
Dos 6 aos 9 meses, o bebê já consegue sentar e brincar no chão. Nessa fase é uma boa ideia providenciar brinquedos que proporcionem novos estímulos (cores, sons e texturas) favorecendo o desenvolvimento do intelectual dos pequenos.
Nessa etapa o bebê está quase aprendendo a andar. Ele consegue subir escadas engatinhando e se movimentar de pé apoiando-se em móveis. Também é a fase em que a curiosidade do bebê está aguçada.
Nesse período, o bebê se torna um pouco mais independente, pois é a fase que já começou a andar. Além disso, o bebê começa a se comunicar melhor, dizendo até algumas palavrinhas.
Gostou do nosso artigo? Então entre em nosso site e escolha o brinquedo ideal para o bebê
Continue lendo artigos sobre o universo infantil em nosso blog