Capitão América: Um super-herói patriota

Como se estivesse pressentindo a entrada dos E.U.A na guerra, Capitão América surgiu em uma revista Captain America Comics #1. Um ano antes da entrada dos E.U.A na Segunda Guerra Mundial. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o personagem teve um herói que o antecedeu, conhecido como “O Escudo”. A fim de evitar o plagio, o Capitão América que conhecemos hoje teve que sofrer várias alterações. Inclusive, sobre seu escudo ser redondo e tornar uma arma de arremesso.

Capitão América

Assim, Capitão América conseguiu capturar o sentimento antinazista durante a Guerra. Com isso adquiriu muitos fãs, jovens e adultos, que ficavam ansiosos para ler suas aventuras contra super-vilões nazistas. Entretanto, com fim da Guerra as vendas de revistas caíram drasticamente e ele entrou na obscuridade até 1963. Stan Lee renovou o personagem, introduzindo-o em Strange Tales #114 e, posteriormente, em The Avengers #4, como um patriota deslocado de sua época e ainda participando de uma equipe totalmente fora do padrão.

Após seu retorno, Capitão América foi muito usado como um espelho da sociedade, a quem se usa como objeto de persuasão, moldando as pessoas segundo seus ideais. E era justamente isso que a Marvel buscava com Sentinela da Liberdade, como também era conhecido. Ele era corajoso, honesto e inteligente, era um espelho para as virtudes que os cidadãos americanos acreditavam. Suas histórias sempre tiveram como base momentos culturalmente controversos na história. Por exemplo, a Guerra do Vietnã, ele tentava tornar um mundo melhor através de suas lutas contra tiranos.

Origem

Nascido em uma família pobre em 1922, Steve Rogers cresceu durante a Grande Depressão e ficou órfão depois que os pais morreram. Desde cedo, ele tinha muitos problemas de saúde, mas desejava com todas as suas forças ajudar o país na Guerra. Mesmo com a saúde debilitada e porte físico franzido, ele tentou se alistar. Entretanto, um mal resultado nos testes de aptidão física fez seu alistamento ser recusado. Isso fez com que fosse convidado a ser voluntario em um projeto de ampliação das capacidades físicas, chamado: Operação Renascimento.

Nessa operação, o cientista Abraham Erskine foi o responsável pela criação do soro de Supersoldado, que durante o procedimento que foi um verdadeiro sucesso. Mas na sequência, o nazista Heinz Krueger atirou em Abraham e o matou, fazendo assim, com que Steve Rogers fosse o único beneficiário do soro de Supersoldado. Muitos outros cientistas tentaram recriar o soro depois disso, mas nenhum obteve o mesmo êxito que Abraham.

Capitão América - Vingadores

Capitão América x Caveira Vermelha

Depois de meses treinando, Steve recebeu a missão de enfrentar Caveira Vermelha, que vinha fazendo muita propaganda para nazismo. Assim, vestindo as cores americanas, vermelho, azul e branco, e representado por esse espírito patriota, Steve Rogers tornou-se o Capitão América.

Em suas duas primeiras aventuras, o Capitão América carrega um escudo triangular de aço. O  item foi substituído por escudo redondo produzido de um raro metal que Steve ganhou de T’Chaka, o governante da nação de Wakanda, também conhecido como Pantera Negra. Graças aos experimentos do Doutor Myron MacLain. Com o metal chamado vibranium, conseguiu produzir um disco indestrutível que se tornou a principal arma do capitão América. Myron fez muitas tentativas de duplicar o metal, mas o único sucesso foi a criação do Adamantium, um metal parecido com o outro, de diferente composição, mas igualmente indestrutível.

Depois de algumas aventuras isoladas, Capitão América ganha um jovem agente como seu ajudante, Bucky Barnes, depois que esse descobre sua identidade secreta por acaso. Juntos, muitas vezes eles se ausentavam para executar missões sem a permissão de seu comandante, o que ne rendiam punições. Em uma dessas missões, os dois resgatam Natasha Romanoff, a Viúva Negra da organização criminosa chamada de O tentáculo. Ambos também se uniram ao Sargento Nick Fury e seu Comando Selvagem em missões secretas contra o Caveira Vermelha. E quando os nazistas tentaram invadir Atlântida, ajudaram Namor a expulsa-los.

Peggy Carter

Em 1944, Capitão América se apaixonou por Peggy Carter, uma agente infiltrada na França, mesmo estando envolvido com Betty Ross. Entretanto, o romance não durou muito e eles se separam após a libertação de Paris. No ano seguinte na Inglaterra, para impedir Zemo, Bucky e Capitão, entram em um avião experimental, que explode jogando-os no oceano. Bucky é resgatado pelas forças soviéticas e ressuscita como Soldado Invernal. Já o Capitão América entra em estado de animação suspensa, enquanto é congelado.

Com os heróis mais conhecidos dos Estados Unidos supostamente mortos, o governo intitula substitutos, como William Nasland, que é substituído por Jeff Mace. Após sua morte em uma missão, e após aposentadoria de Mace, um homem sem identificação vestiu o uniforme de Capitão América.

Vingadores

Anos depois, durante uma perseguição a Namor, os recém-formados Vingadores, ressuscitam o Capitão América do seu estado congelante, embora ainda estivesse abalado por saber que muitos anos tinham se passado e que Bucky havia sido morto. Steve se uni aos Vingadores para derrotar Namor, e posteriormente se tornou um dos principais membros da equipe.

A notícia que Capitão América ressurgiu logo se espalhou, e Barão Zemo, vilão que estava aposentado, retorna à ação criando um grupo chamado Mestres do Terror. Depois de muitas batalhas, os Mestres sequestram Rick Jones, um aliado dos Vingadores. Entretanto, Capitão América ficou convencido em colocar um fim nisso e viaja até a América do Sul, a fortaleza de Zemo, e o derrota quando ele é soterrado por uma avalanche.

Quando volta Nova York, Capitão América se surpreende por saber que os outros membros da equipe se afastaram e colocaram três substitutos no lugar: Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Antigos foras da lei que se regeneraram. Com sua capacidade de liderança, Capitão América conseguiu tornar os novos membros queridos e amados pelo público.

Caveira Vermelha também ressuscitou ainda mais sádico e maligno, através de uma organização chamada I.M.A. Em posse do Cubo Cósmico, o Caveira Vermelha foi manipulado por Capitão América para o confronta-lo fisicamente pelo Cubo. Para obter vantagem, Caveira usa o Cubo contra Steve que se esquiva, o que causa um terremoto que o faz fugir, enquanto simula a própria morte.

Guerra Civil

Depois de vários atentados envolvendo mutantes, extraterrestres e humanos modificados, o governo americano aprova a Lei do Registro de Super Humanos. O Homem de Ferro, é um dos que aprovam a nova lei, sendo contra os ideais do Capitão América, que são ignorados pelo governo, obrigando-o assim, a se revelar.

Com esses acontecimentos, os super-heróis tiveram que escolher um lado para lutar, com o Capitão América liderando as resistências com Vingadores Secretos. Durante a batalha entre os super-heróis, as forças do Capitão América estavam ganhando. Até que este observou que a população era contra seus ideais, e Steve optou por terminar o conflito, sendo preso.

Capitão América Guerra Civil

Após sua prisão, o movimento anti-registro caiu sem sua liderança. Dentro da prisão, Sharon Carter, antiga namorada de Steve, que sofreu lavagem cerebral pelo Caveira Vermelha, atira em Steve.

Enquanto toda população acredita que Capitão América morreu, ele apenas saiu de sincronia com a realidade atual, voltando ao passado. Seguindo os passos de Steve, Bucky assume a identidade de Capitão e impede que Caveira roube o corpo de Steve. Depois disso, Steve ressuscita para enfrentar Norman Osborn.

Consequentemente, a guerra manteve a população heroica incerta. Entretanto, não importa as ameaças que possam surgir, Capitão América sempre retornar para seu posto de patriota americano, e também de defensor do mundo.

Você também pode se interessar por:

-> Os Vingadores – Projeto Vingadores

-> Gavião Arqueiro – Projeto Vingadores

-> Homem de Ferro – Projeto Vingadores

Adquira produtos da Marvel:

-> BRINQUEDOS E COLECIONÁVEIS OFICIAIS DA MARVEL

 

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar