Mauricio de Sousa: Turma da Mônica – uma trajetória de sucesso

Sem dúvida alguma Mauricio de Sousa revolucionou a cultura brasileira com a Turma da Mônica. A Turma da Mônica é um dos grupos de personagens mais populares do Brasil. Teve como criador um cartunista do interior de São Paulo, que além de ter inovado na área dos quadrinhos, formou quase quatro gerações de leitores.

Uma história de sucesso para um menino que abandonou a escola e foi trabalhar. Ainda muito cedo se tornou jornalista para, enfim, conseguir abrir portas para seu sonho de ser desenhista. Seu primeiro personagem foi Bidu, em 1959, juntamente com seu dono Franjinha. O cãozinho ficou tão famoso, que se tornou símbolo do império Mauricio de Sousa.

Antes de todo esse sucesso, Mauricio sofreu com o período da Ditadura Militar no Brasil. Foi tachado, muitas vezes, como comunista por suas caricaturas politicamente incorretas. Entretanto, ele sempre se mostrou firme em sua convicção de não misturar política e arte. Manteve-se neutro durante esse período conturbado de nossa história.

Mauricio de Sousa

Demanda pelos quadrinhos de Mauricio de Sousa

Depois de um começo não muito fácil, Mauricio de Sousa começou a ter muita demanda por seus quadrinhos. Consequentemente, a criação de novos personagens ajudaram nessa demanda. Entretanto, chegou ao ponto em que não conseguia dar conta de desenhar quatro tirinhas diferentes por dia. Desse modo surgiu a necessidade de criar uma equipe, que trabalhava em sua casa própria casa, em São Paulo.

Essa equipe começou a crescer, e os personagens começaram a criar novos moldes. Por exemplo, os personagens criados como secundários, que não possuem sapatos, enquanto Cebolinha, Franjinha e Cascão possuem. A Mônica, que surgiu como coadjuvante na tirinha do Cebolinha, já não tem, e isso se deve a falta de tempo de Mauricio em finalizar seus desenhos. Devido a demanda, era necessário que os personagens fossem práticos e fáceis de se desenhar. Contudo, foi mantido os detalhes dos primeiros, para não perder a coesão em suas origens.

Mauricio de Sousa - Turma da Mônica

Reprodução: Guia da Semana

A partir dos anos 60 os personagens de Mauricio começaram a ser inspirado em seus filhos. Começando com a personagem mais famosa, a Mônica, que é inspirada em sua filha mais velha. Entre outros temos Maria Cebolinha, inspirada em sua filha Mariângela, Nimbus em seu filho Mauro, Do Contra em Mauricio Takeda e Magali, Marina, Vanda, Valéria, Marcelinho, Magali e Dr. Spada, todos personagens inspirado em seus dez filhos.

Turma da Mônica

A turminha mais conhecida criada pelo Mauricio, concentra sua vida no bairro do Limoeiro, girando em torno dos personagens principais: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Além dos demais personagens que completam a turma como Franjinha, Bidu, Marina, etc. Todo o contexto se concentra na caracterização de repetições humorísticas e metalinguagens, que ajudam o publico se divertir. Contudo, vemos sempre os conflitos entre Mônica e Cebolinha, que tenta de todas as maneiras derrotar Mônica com seus planos. Porém, os planos sempre dão errado, permitindo assim, que ela sempre tenha alguma vantagem sobre Cebolinha. Outro detalhe é a linguagem de Cebolinha, que tem problemas de fala e troca o R pelo L, tornando muito engraçado varias pronuncias.

Turma da Mônica - Mauricio de Sousa

Reprodução: www.folhavitoria.com.br

Turma do Chico Bento

Tudo gira ao redor da pacata cidade do interitor de Vila Abobrinha, caraterizada pelos dialetos caipiras de seus habitantes, inclusive, de Chico Bento, que é um garoto preguiçoso, e que não gosta de estudar. Outros personagens dessa turma são: Rosinha, namorada de Chico, que está sempre usando maria-chiquinhas e um vestido vermelho para quermesse, Zé Lelé que é primo de Chico e conhecido por ser muito devagar, Zé da Roça, Primo Zeca, Hiro, e muito outros.

Turma do Chico Bento - Mauricio de Sousa

Reprodução: Wikipedia

Turma do Penadinho

Essa turma é uma parodia ao gênero do terror, e mostra toda diversão que monstros e assombrações podem fazer em um cemitério. Originalmente, Penadinho se chamava Fantasminha. Devido a popularidade do personagem, Mauricio mudou seu nome para Penadinho.  Dona Morte, Zé Vampiro, Muminho, Lobi, Frank, Alminha e muito outros que sempre aparecem para completar a trajetória dessa turma do terror.

Turma do Penadinho - Mauricio de Sousa

Turma do Horácio

A Turma do Horácio, originalmente,  foi lançada na revista do Piteco, publica no diário em 1961, ao se popularizou como o filhote de Tiranossauro Rex que não come carne e, muitas vezes, é considerado romântico e filósofo. Esse é o único personagem que apenas Mauricio roteiriza. Sua turma é cheia de amigos, entre eles estão: o Brotossauro, Alfredo, Estego, Antão, Tecondonte, e também Lucinda e Simone que sonham em ser namorada de Horácio, sem muito sucesso, e com muito ciúmes uma da outra.

Turma do Horácio - Mauricio de Sousa

>>> LER MAIS ARTIGOS SOBRE O UNIVERSO INFANTIL

>>> BRINQUEDOS E PRODUTOS OFICIAIS DA TURMA DA MÔNICA

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar