As roupas mais famosas do Homem-Aranha

O Homem-Aranha (Spiderman) é um dos personagens da Marvel com maior número de uniformes já desenhados. Sem dúvidas, também é o mais icônico e amado da editora. Tudo por causa de suas cores chamativas, com elementos brilhantes e geniais. Assim como um leque de artistas criativos que souberem utilizar seus traços, unindo cores e poderes que Peter exercitava em suas lutas. Outros traços do personagem, são as características animais unidas ao senso de humor. Indispensável em seus roteiros em cada história desenvolvida.

Os uniformes do aracnídeo nem sempre foram convencionais. Às vezes eram desenvolvidos, muito mais por motivos comerciais e para chamar atenção do público.

Uniforme improvisado

Na sua primeira aparição em público, Peter Parker encarrou um lutador, e cobriu o rosto com uma meia. A vitória lhe rendeu alguns dólares, que usou para confeccionar um novo uniforme e uma entrevista para TV.

Aparição: Amazing Fantasy 15

Homem-Aranha Primeiro Uniforme

Uniforme clássico

Esse é o mais conhecido de todos os uniformes já usados por ele. Criado por Steve Ditko o uniforme possui características que o fazem ser único. Por exemplo, cobre o corpo inteiro, inclusive os olhos. Poucos super-heróis conseguiram se manter tão anônimos como Peter Parker. Isso porque nenhuma parte dele era exposta, impedindo assim, que as pessoas identificassem se era homem ou mulher, branco ou negro, jovem ou velho. Isso fazia com que qualquer personagem pudesse pegar sua identidade.

Outro exemplo é complexidade do uniforme junto com as cores destacadas. Originalmente, era para o Homem-Aranha ser vermelho e preto, e não vermelho e azul como todos conhecem. Devido aos problemas gráficos da época, o uniforme ficou vermelho e azul.

Na primeira edição o personagem tinha uma aranha nas costas e no peito. Entretanto, era desproporcional, parecendo mais se tratar de um carrapato do que uma aranha. Com o tempo isso foi mudando, tornando o símbolo menor e mais detalhado. Esse uniforme também tinha as famosas teias de baixo dos braços de Peter, das quais nunca foram explicadas as utilidades, podendo se tratar de um sistema de planagem no ar ou apenas um detalhe aranha.

Aparição: Amazing Fantasy #15

Spiderman - Tradicional

Uniforme isolante

Enfrentar o Electro nunca foi uma tarefa fácil. Para derrota-lo Peter Parker precisou se inventar, criando assim, um uniforme isolante de eletricidade. Muito criativo, o personagem resolveu o problema, e derrotou o Electro, mais de uma vez, com a tática de mudar de uniforme.

Aparição: Spectacular Spider-Man #66

Homem-Aranha uniforme isolante

Uniforme Negro

Esse traje que foi introduzido em Guerras Secretas, e nasceu condenado, já que o departamento de marketing não gostou da mudança. Estavam acostumados com o clássico. Nesse momento, entrou a simbionte alienígena se apossando do corpo de Peter Parker, sendo um motivo bem grotesco para a cor do uniforme e seus poderes extras. Entretanto, para espanto dos artistas responsáveis, o uniforme fez um grande sucesso depois de Guerras Secretas. Desse modo, permanecendo por mais algumas edições antes de Peter se livrar dele.

Aparição: Secret Wars #8

Uniforme Homem-Vergonha

Sem dúvidas, o uniforme que menos durou na revista, apenas duas páginas, mas valeu cada quadrinho. A história por trás desse traje: logo após Peter deixar simbionte no edifício do Quarteto Fantástico para estudos de Reed Richards, o herói ficou sem roupas para vestir. Assim, usando um uniforme emprestado do Tocha Humana, e colocando um saco de papel na cabeça como uma máscara. O Tocha também colocou em suas costas, um pequeno bilhete, escrito: “Chute-me!”

spiderman - tocha humana

Uniforme Cósmico

Após ser possuído pelo Capitão Universo e adquirir os seus poderes, Peter Parker adquire poderes incríveis, capazes de controlar o universo.

Aparição: Spectacular Spider-Man #158

Homem-Aranha - Uniforme Cósmico

Uniforme de Armadura

Para enfrentar uma gangue, o Homem-Aranha cria uma armadura de aço muito resistente. Isto, para evitar levar uma bala perdida durante o confronto. Infelizmente, esse arco não deu muito certo, afinal, Peter já havia enfrentado vilões muito mais perigosos e não morreu por isso. A armadura teve apenas uma aparição.

Aparição: Web of Spider-Man #100

Homem Aranha - Uniforme de Armadura

Uniforme do Futuro

Logo após a morte de Tocha Humana, Spiderman começa a fazer parte da equipe do Quarteto Fantástico. Consequentemente, muda de nome para Fundação Futuro, e o personagem ganha um novo uniforme, muito mais estiloso.

Aparição: Fantastic Four #579

Spiderman - Uniforme do Futuro

Uniforme Armadura de Ferro

Tony Stark aparece na vida do Homem-Aranha e como bom amigo lhe dá um Armadura de Ferro totalmente desenvolvida para ele. Infelizmente, essa ideia não deu muito certo, pois a armadura tinha as cores do Homem de Ferro e uma mistura de braços mecânicos, que davam a sensação de inutilidade para as verdadeiras funções aracnídeas. O uniforme não caiu muito no gosto do público, que logo descartou a ideia. Além da armadura ser muito mais poderosa do que os antigos uniformes, o traje tirava a fraqueza humana que todos gostam tanto em Peter Parker.

Aparição: Amazing Spider-Man #529

 

Homem-Aranha - Armadura de Ferro

Spiderman: Uniformes da Crise de Identidade

Depois de ser preso por causa de um crime que não cometeu, Peter Parker abandona seu uniforme de Homem-Aranha e usa quatro novos uniformes em uma saga intitulada Crise de Identidade.

Sombra

Peter assume a identidade de um herói que morreu em combate, e o uniforme lhe concede novos poderes, inclusive se esconder nas sombras, enquanto ele fingia ser um mercenário.

Aparição: Web of Spider-Man #100

Homem-Aranha - Sombra

Vespa

Nesse uniforme, se transforma em um herói tecnológico, cheio de apetrechos que até lhe permitem voar.

Aparição: Sensational Spider-Man 27

Homem-Aranha - Vespa

Ricochete

Usando uma jaqueta de couro moderna, Peter se torna um super-herói com muito senso de humor e ágil com seus discos de arremesso.

Aparição: Amazing Spider-Man 434

Spiderman - Ricochete

Prodígio

Usando uma armadura aprova de bala, temos um Peter com uma postura clássica de super-herói, responsável e corajoso.

Spiderman - Prodigio

Esses foram apenas alguns dos uniformes do Homem-Aranha, entretanto, se contarmos todos, já devem estar passando dos trinta diferentes trajes que aracnídeo já usou, além dos que ainda serão criados, pois o Homem-Aranha carrega uma história de sucesso que vai durar por muitos e muitos anos.

-> Saiba por que o Homem-Aranha é um sucesso comercial

-> Conheça também a história de Venon

Qual seu uniforme favorito do Homem-Aranha?

-> Brinquedos do Homem-Aranha

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar