Os Vingadores – The Avengers: Início

A criação de Os Vingadores – The Avengers foi um marco para Marvel Comics. A empresa era vista apenas como uma pequena editora de quadrinhos de faroeste, terror, e de guerras fracas. Tentando mudar essa imagem, Martin Goodman, dono e fundador da empresa, voltou a se interessar pelos quadrinhos de heróis. Isso porque esse ramo estava esquecido devido ao estrondoso sucesso da Liga da Justiça da DC Comics. Então a Marvel firmou concorrência contra a DC Comics, colocando no mercado dois grupos de heróis: Quarteto Fantástico e Os Vingadores.

O encarregado de escrever uma nova era dos quadrinhos na editora foi Stan Lee, que se caracterizava por descrever heróis mais humanizados e reais. Stan Lee explorava problemas pessoais e suas consequências ao decorrer da história. Com essa ideia em mente, criaram uma equipe totalmente original – o Quarteto Fantástico, em 1961 –. Consequentemente, abriu a oportunidade para muitos outros personagens, como Homem-Aranha um jovem herói com muitos problemas familiares e o Dr. Bruce Banner, que compartilha a vida com seu lado obscuro, Hulk.

The Avengers – Os Vingadores: Criação

Em um  projeto maior que o Quarteto Fantástico, Stan Lee e sua equipe criativa, Jack Kirby e Dick Ayers, criaram The Avengers. Uma equipe que reunia heróis famosos e novos. Diferente de outras equipes no universo dos quadrinhos da época, eles eram reconhecidos oficialmente pelo governo e agiam de maneira fiel ao conceito de equipe.

Os Vingadores - The Avengers

Em setembro de 1963 foi lançado The Avengers #1, que já trazia na capa rostos conhecidos por muitos fãs de quadrinhos. Thor, Homem de Ferro, Hulk, Homem-Formiga e Vespa eram alguns deles.

No enredo temos Loki incriminando Hulk por atentados criminosos, que fizeram o exército intensificar a busca por ele. Rick Jones, companheiro de Hulk, desconfiando que há algo errado, pede ajuda ao Quarteto Fantástico para solucionar o caso. Em uma dessas conversas através de ondas de rádio, o médico Dr. Donald Blake – a identidade civil de Thor na Terra – recebe a mensagem, e pensa que é para ele. Como as ondas de rádios podem ser ouvidas em determinada frequência, outros heróis como Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa também ouvem. Até que então, partem ao encalço de Hulk, que se encontra escondido.

Em determinado momento da história, Thor percebe que algo está errado. Thor viaja para Asgard para descobrir quais sãos os planos de Loki. Ao ser descoberto, Loki é derrotado pelo quinteto, o que os leva a ficarem juntos para eventuais ameaças mundiais, surgindo assim, Os Vingadores que conhecemos.

The Avengers: Novos integrantes

Criada para não ser uma equipe harmoniosa, Os Vingadores já em seus primeiros números, retratam os atritos internos. O primeiro a se retirar é Hulk. Devido desconfiança que todos sentem por ele, se une a Namor, o Príncipe Submarino (The Avengers #2 e The Avengers #3). Recuperado das suas antigas historias por Stan Lee e Jack Kirby (criado 1939, por Bill Everett), Namor é introduzido novamente aos quadrinhos, como um vilão no Quarteto Fantástico e, posteriormente, em Os Vingadores.

Os Vingadores remanescentes temendo que Hulk se torne uma ameaça, decidem caçá-lo. Até que ele foge para uma ilha deserta, e é alcançado por Thor. Na sequência, a verdadeira batalha acontece e termina com Hulk saindo de cena. Com a descoberta de Capitão América congelado em um bloco de gelo, destruído por Namor em um momento de fúria.

Uma curiosidade da The Avengers #3 é que somos apresentados a armadura vermelha e dourada do Homem de Ferro. Também ao fato de que o martelo de Thor não pode ser manejado por nenhum outro ser.

Renascimento de Capitão América

O renascimento de Capitão América foi outro marco importante para os quadrinhos. Ele estava sumido desde os anos 40, e outra tentativa de traze-lo de volta havia falhado. Essa nova oportunidade surgiu com The Avengers.

Em The Avengers #4 Lee e Kirby nos apresentam a vários flashbacks mostrando como Capitão América acabou perdido no Ártico. Sobrevivendo graças a um estado de animação suspensa. A dupla soube muito bem como acrescentar Capitão América ao recém-criado universo dos quadrinhos modernos. Em que não havia mais guerras, e que os inimigos eram outros. Provavelmente, essa seria a principal característica do Capitão América, ser um homem do passado, num mundo totalmente estranho.

Depois disso, o grupo passou a ser visto como uma equipe. Mesmo ainda tendo intrigas e discussões entre si, a união prevaleceu. O Capitão América foi a chave para isso, pois ainda não tinha uma revista própria para conduzir toda sua história.

Introdução de Wonder Man

Em The Avengers #9 temos a introdução de outro personagem, Wonder Man ou como é conhecido aqui no Brasil, Magnum. Submetido a experimentos com raios iônicos, Simon Williams adquire super-poderes, e se infiltra nos Vingadores. Mesmo contra sua vontade para ajudar Barão Zemo, que deseja destruir o grupo.

Entretanto, no final, ele se arrepende de seus atos e ajuda Os Vingadores a derrotá-lo, perdendo sua vida em troca. Aparentemente Stan Lee tinha muitos planos para Magnum. Mas devido ao nome ser a versão feminina da Mulher-Maravilha, a DC Comics moveu uma ação contra a Marvel. Evitando assim, qualquer possível surgimento do personagem outra vez.

Ajuda do Homem-Aranha

Outro personagem importante que não ingressou, mas ajudou Os Vingadores na história foi o Homem-Aranha em The Avengers #11. Temos também Edwin Jarvis, o mordomo fiel do Homem de Ferro, que é introduzido ao universo dos vingadores na The Avengers #15.

Mas a mudança radical dos seus personagens foi na The Avengers #16, em que os quatros membros originais saem de cena e deixam Capitão América para treinar uma nova equipe que, a princípio, foi composta por Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, ex-criminosos que procuravam uma chance de se redimir.

Essa jogada de Stan Lee em manter os personagens populares como Thor e Homem de Ferro, evoluindo em suas próprias revistas e trazendo caras novas que pudessem dar um novo significado aos Vingadores, ajudou a consolidar o Capitão América como líder e desenvolver os novos personagens que antes eram apenas complementos em outras revistas.

Posteriormente, outros membros também foram acrescentados a equipe, como o Pantera Negra – o primeiro super-herói negro – Visão, um androide dotado de consciência, que sofria com sentimentos humanos –  futuramente se casaria com Feiticeira Escarlate –, e Viúva Negra, uma espiã com um passado controvérsio.

E mesmo sendo uma equipe diferente e com constantes brigas, Os Vingadores sempre conseguiram manter o foco quando o assunto era salvar a Terra, ao mesmo tempo em que lidavam com seus dilemas humanos.

The Avengers - Equipe

Você também pode se interessar por:

-> Capitão América – Projeto Vingadores

-> Homem de Ferro – Projeto Vingadores

-> Hulk – Projeto Vingadores

-> Gavião Arqueiro – Projeto Vingadores

Adquira produtos e brinquedos da Marvel:

-> LINHA DE BRINQUEDOS E COLECIONÁVEIS THE AVENGERS – MARVEL

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar