Star Wars – A Queda da República

41 anos antes da Batalha de Yavin

Nasce Anakin Skywalker, filho de uma escrava. Alguns historiadores dizem que ele concebido como experimento de Darth Sidous, com base nos ensinamentos de seu mestre Plagueis.

32 anos antes da Batalha de Yavin

Em Star Wars, Naboo é invadido pela influência de Darth Sidious, levando Palpatine a ser eleito Supremo Chanceler da República. Em Tatooine, o jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obin-Wan Kenobi ajudam na fuga da rainha Padmé Amidala. E escobrem Anakin, e Qui-Gon acredita ter encontrado o escolhido, que traria o equilíbrio a Força. Os Siths acabam por se revelar Qui-Gon e Obin-Wan enfrentam Darth Maul, e Qui-Gon acaba morrendo. Deixando Obin-Wan com a tarefa de treinar Anakin no caminho da Força. Enquanto isso em Naboo, os humanos apoiados pelos gungans conseguem apoiar os droide da Federação do Comércio.

31 anos antes da Batalha de Yavin

Dookan mata seu amigo jedi Sifo-Vyas que começava a criar um exército de clones para a República em Kamimo e se torna Darth Tyranus, o segundo aprenzi de Darth Sidious.

As Guerras Clônicas

22 anos antes da Batalha de Yavin

O chanceler Palpatine cria um grande Exercito da República para confrontar a ameaça separatista. Anakin Skywalker tem seu primeiro chamado para lado sombrio ao pressentir a morte da sua mãe, vai até Tatooine acompanhado por Padmé. Não consegue salva-la e acaba mantando uma tribo inteira do povo da areia em um ataque de fúria. Iniciasse as Guerras Clônicas entre os separatistas e republicanos. Os jedis são cercados pelo droides, e são salvos por Yoda com as tropas de clones. E o conde Dookan consegue fugir do confronto. Anakin viola o código jedi de não ter compromissos românticos e se casa em segredo com Padmé Amidala em Naboo.

19 anos antes da Batalha de Yavin

O chanceler Palpatine é sequestrado e Anakin e seu mestre vão resgata-lo. E instigado por Palpatine, Anakin mata o líder separatista. Anakin passa a treinar Ahsoka Tano como seu aprendiz padawan, e recebem a missão de resgatar o filho de Jabba, o Hutt, que foi sequestrado por um grupo de renegados.

O Império Galáctico

5 anos antes da Batalha de Yavin

Anakin descobre que Palpatine é um Sith e o denúncia. Quando seu colega jedi Mace Windu decide executar o chanceler, e Anakin mata-o, se tornando assim Darth Vader. E ele começa a usar o lado sombrio da Força para salvar Padmé. Vader vai a Mustafar e executa os lideres separatistas, acabando as Guerras Clônicas. Obin-Wan vai atrás de Vader e o enfrenta. Ele sobrevive, mas é desfigurado pelo confronto, e Palpatine o resgata. Padmé dá à luz a dois filhos de Anakin: Luke e Leia, e morre. Han Solo na academia militar salva Chewbacca, e é expulso das forças imperiais. Assim, o wookie tem uma dívida de gratidão com Solo por trinta anos.

4 anos antes da Batalha de Yavin

Darth Vader descobre que sua antiga aprendiz padawan Ahsoka Tano, ainda está viva e faz parte da Aliança Rebelde.

2 anos antes da Batalha de Yavin

Han Solo ganha a Millenium Falcon em uma partida de cartas na Cidade das Nuvens. Vader planeja derrubar o imperador, e tomar seu lugar. E com isso recrutou um aprendiz Galen Marek, que acaba se voltando contra o Império, e organizando uma Aliança Rebelde que deu início a Guerra Civil Galáctica.

A Queda do Império Galáctico

Ano zero

Darth Vader sequestra princesa Leia, que faz parte da Aliança Rebelde e a leva para estação espacial, Estrela da Morte. E a faz testemunhar a destruição de seu mundo, Alderaan. Leia tenta fugir e coloca seus planos na memória do droide R2-D2, que parte para Tatooine com seu companheiro C-3PO para procurar o mestre jedi Obi-Wan Kenobi. Depois da morte de seus tios, Luke Skywalker decide partir com Obi-Wan. E embarca na Estrela da Morte com Han Solo, resgatando a princesa Leia. Enquanto estava na estação espacial Obin-Wan encontra seu antigo aprendiz e é morto por ele. A Aliança Rebelde então lança um ataque contra a Estrela da Morte, e graças a Luke consegue destruí-la ao atirar com precisão um alvo na gigantesca estação espacial.

3 anos depois da Batalha de Yavin

A Aliança Rebelde foge e se instala na base de operações no planeta de Hoth, mas acaba descoberta pelo Império. E quase acaba com os rebeldes por completo. Em busca de completar seu treinamento Luke Skywalker vai até o planeta Dagobah procurando o mestre Yoda. Han Solo, Leia e Chewie vão a Cidade das Nuvens, na esperança de conseguir ajuda de Lando Calrissian. Mas são capturados por Darth Vader para trair Luke para uma armadilha. Sentido que seus amigos estão em perigo Luke volta para confrontar Vader. E durante a luta o lorde sombrio corta a mão de seu filho. Enquanto isso Han Solo é entregue ao caçador de recompensa Boba Fett congelado em carbonita. E é levado a Jabba, o Hutt para quem deve dinheiro.

A Nova República

4 anos depois da Batalha de Yavin

Uma nova Estrela da Morte está sendo construída e os rebeldes liderados por Han Solo vão a Endor e tentando desativar o escudo que a protege com ajuda dos ewoks. Enquanto no espaço, Lando Calrissian e Wedge Antilles lideram uma frota rebelde no ataque a estação. Luke Skywalker enfrenta novamente seu pai em uma tentativa de traze-lo para o lado da luz da Força. Mas Darth Vader o leva para o imperador que decide mata-lo, e um momento de sentimento conflituosos Vader impede a morte de seu filho, se sacrifica matando o imperador e cumprindo a profecia de equilibrar a Força. A vitória rebelde na Batalha de Endor, leva a fundação da Nova República.

34 anos depois da Batalha de Yavin

Poe Dameron, um piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela General Leia Organa para obter um mapa que, acredita-se, indicar a localização de Luke Skywalker. Kylo Ren um poderoso conhecedor do lado negro da Força, vai trás desse mapa também. Ao ser atacado Poe, coloca o mapa em seu droide BB-8 e o manda fugir. Um stormtrooper ao ver a brutalidade da Primeira Ordem e a deserta para ajudar Dameron, que passa a chamá-lo de Finn, uma vez que ele não tem um nome, apenas um número: FN-2187.

Poe Dameron acaba morrendo, e BB-8 é encontrado por Rey, que sobrevive catando lixo. Finn a encontra, e os três partem na antiga nave de Han Solo. Durante a fuga, eles encontram Han Solo e Chewbacca, que estavam à procura de sua nave que havia sido roubada. Enquanto viajam até o planeta Takodana para reencontrar uma velha amiga, Rey é atraída pela Força até o sabre de luz de luz de Luke Skywalker, e tem uma visão sobre o passado e futuro através da Força.

Quando a Primeira Ordem os ataca, Rey é capturada por Kylo Ren e os outros escapam graças as naves da Resistência, liderados por Dameron que não havia morrido. Na base da Resistência em D’Qar, é revelado que Kylon Ren na verdade é filho de Han Solo e Leia, que se separaram após seu filho que era chamado de Ben Solo, se voltar para o lado negro da Força. Já Kylon Ren tenta torturar Rey para obter o mapa direto de sua mente, mas não consegue pele conexão que Rey tem com a Força, e ela acaba escapando. Após esses episódios Han Solo acaba confrontando Kylon Ren e acaba morto, e sobra a Rey enfrenta-lo com o sabre de luz de Luke, que parece pertencer a ela própria. Quase derrotado Kylon Ren foge após o planeta entrar em colapso e separar os dois da luta.

Notas sobre Star Wars

No Universo Expandido de Star Wars somos apresentando a três filhos de Han Solo e Leia, sendo os gêmeos Jaina e Jacen Solo, e o caçula Anakin Solo. Sendo que Jacen é seduzido pelo lado negro da Força, e se torna uma Sith conhecido como Darth Caedus, e que eventualmente é morto por sua irmã Jaina. As semelhanças com o enredo do episódio sete vão além, nos livros intitulados de Legends, Luke tem um filho chamado Ben, que é treinado por Jacen, antes desse ser dominado pelo lado negro da Força.

Isso apenas mostra que os livros de algum modo influenciaram na montagem no enredo do novo cânone. Agora, é esperar o que novo filme de Star Wars irá nos apresentar desse universo fantástico.

>>> CONTINUAR LENDO SOBRE STAR WARS

>>> BRINQUEDOS E COLECIONÁVEIS LICENCIADOS STAR WARS

 

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar