Não tem como falar de Star Wars, e não falar do seu enorme volume de material lançado sobre o grande Universo Expandido, que engloba a série original, e que foi claramente descartado pela Disney depois da aquisição da Lucasfilm. Assim, todo material lançado do Universo Expandido Star Wars é considerado uma lenda.

Essas histórias muitas vezes têm versões contraditórias do universo de Star Wars. Isso porque nos anos que antecederam a compra pela Disney, muitos escritores e artistas trabalhavam sem supervisão de seus materiais. Assim, se tornava impossível manter um cânone coeso sem as devidas revisões. Dessa forma, a Disney criou um departamento para supervisionar todas essas histórias do Universo Expandido, chamado Lucasfilm Story Group, que foi fundado por Kathleen Kennedy a presidente da Lucasfilm. Uma equipe de artistas escolhidos entre os melhores também foi contratada para a criação de novas histórias, costurando-se em uma na cronologia que faça sentido.

Cronologia galáctica

O calendário galáctico do Star Wars é contado pela Batalha de Yavin, que pôs fim a primeira Estrela da Morte, e proporcionou uma esperança a galáxia. Sendo as datas marcadas com antes da Batalha de Yavin (antes da Batalha de Yavin) ou depois (depois da Batalha de Yavin).

Passado Remoto

100 mil anos antes da Batalha de Yavin

O sistema planetário corelliano é criado pelos Celestiais através de projetos avançados de autoconstrução. Enquanto as raças humanas estão em um estágio primitivo em seu planeta de origem, Coruscant.

35 mil anos antes da Batalha de Yavin

Surge o primeiro conglomerados de planetas na galáxia, baseado no lado sombrio da força pelos rakatanos.

27700 anos antes da Batalha de Yavin

O Império Sith resiste a invasão do Império Infinito no planeta Korriban, adquirem a tecnologia de viajar pelo hiperespaço.

27500 anos antes da Batalha de Yavin

Começa a colonização pelos humanos dos sistemas planetários vizinhos com naves primitivas, entre planetas está Alderaan.

25793 anos antes da Batalha de Yavin 

Durante sua expansão, o Império Infinito tenta conquistar a Ordem Je’dai, uma organização que explora o lado da luz da Força.

25200 anos antes da Batalha de Yavin

Os escravos do Imperio Infinito se revoltam levando a queda do império, tornando a galáxia em um campo de batalha dívida entre dois reinos os Cron e os Hutts. Os rakatanos perdem a capacidade de usar a Força, devido a uma praga.

Velha República

25053 anos antes da Batalha de Yavin

Após conseguir utilizar a tecnologia dos rakatanos e modifica-la, os corellianos conseguem levar a expansão na colonização da galáxia, fundando assim a Republica Galáctica.

25 mil anos antes da Batalha de Yavin

A Ordem Jedi de Ossus, faz juramento para defender os valores republicanos.

24500 anos antes da Batalha de Yavin

Alguns Jedis são corrompidos e se voltam contra a Ordem utilizando o lado sombrio da Força.

11978 anos antes da Batalha de Yavin

Uma seita religiosa humana, consegue dominar a República e deseja promover o domínio pela raça humana. Assim, invasões militares são permitidas contra o espaço Hutt.

Anos de Escuridão

7000 anos antes da Batalha de Yavin

Derrotados pelos antigos irmãos depois de um século de guerra, os jedis sombrios são exilados e se instalam em Korriban, passando a comandar o Império Sith.

3996 anos antes da Batalha de Yavin

Após um conflito que destruiu Ossus, a Ordem Jedi muda sua base de operações para Coruscant, a capital da República.

República Renovada

1000 anos antes da Batalha de Yavin

Mas uma série de conflitos entre a Ordem Jedi e os Sith, acaba por extermina-los, sobrando apenas Darth Bane que reiniciar a Ordem Sith.

800 anos antes da Batalha de Yavin

Yoda começa a instruir novos jedis no caminho da Força.

232 anos antes da Batalha de Yavin

Existe uma perturbação na Força, e os Jedis temem que o lado sombrio esteja crescendo.

102 anos antes da Batalha de Yavin

O conde Dookan nasce em uma família aristocrática no planeta Serenno e começa seu treinamento para se tornar um jedi.

65 anos antes da Batalha de Yavin

Darth Plagueis começa a treinar Palpatine no lado sombrio da Força, e acaba por torna-lo Darth Sidious.

52 anos antes da Batalha de Yavin

Após a morte senador Vidar Kim por assassinato, Palpatine é eleito para o posto de senador de Naboo.

>>> CONTINUAR LENDO MAIS SOBRE STAR WARS

>>> BRINQUEDOS LICENCIADOS STAR WARS

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar