Não tem como falar de Star Wars, e não falar do seu enorme volume de material lançado sobre o grande Universo Expandido, que engloba a série original, e que foi claramente descartado pela Disney depois da aquisição da Lucasfilm. Assim, todo material lançado do Universo Expandido Star Wars é considerado uma lenda.
Essas histórias muitas vezes têm versões contraditórias do universo de Star Wars. Isso porque nos anos que antecederam a compra pela Disney, muitos escritores e artistas trabalhavam sem supervisão de seus materiais. Assim, se tornava impossível manter um cânone coeso sem as devidas revisões. Dessa forma, a Disney criou um departamento para supervisionar todas essas histórias do Universo Expandido, chamado Lucasfilm Story Group, que foi fundado por Kathleen Kennedy a presidente da Lucasfilm. Uma equipe de artistas escolhidos entre os melhores também foi contratada para a criação de novas histórias, costurando-se em uma na cronologia que faça sentido.
O calendário galáctico do Star Wars é contado pela Batalha de Yavin, que pôs fim a primeira Estrela da Morte, e proporcionou uma esperança a galáxia. Sendo as datas marcadas com antes da Batalha de Yavin (antes da Batalha de Yavin) ou depois (depois da Batalha de Yavin).
O sistema planetário corelliano é criado pelos Celestiais através de projetos avançados de autoconstrução. Enquanto as raças humanas estão em um estágio primitivo em seu planeta de origem, Coruscant.
Surge o primeiro conglomerados de planetas na galáxia, baseado no lado sombrio da força pelos rakatanos.
O Império Sith resiste a invasão do Império Infinito no planeta Korriban, adquirem a tecnologia de viajar pelo hiperespaço.
Começa a colonização pelos humanos dos sistemas planetários vizinhos com naves primitivas, entre planetas está Alderaan.
Durante sua expansão, o Império Infinito tenta conquistar a Ordem Je’dai, uma organização que explora o lado da luz da Força.
Os escravos do Imperio Infinito se revoltam levando a queda do império, tornando a galáxia em um campo de batalha dívida entre dois reinos os Cron e os Hutts. Os rakatanos perdem a capacidade de usar a Força, devido a uma praga.
Após conseguir utilizar a tecnologia dos rakatanos e modifica-la, os corellianos conseguem levar a expansão na colonização da galáxia, fundando assim a Republica Galáctica.
A Ordem Jedi de Ossus, faz juramento para defender os valores republicanos.
Alguns Jedis são corrompidos e se voltam contra a Ordem utilizando o lado sombrio da Força.
Uma seita religiosa humana, consegue dominar a República e deseja promover o domínio pela raça humana. Assim, invasões militares são permitidas contra o espaço Hutt.
Derrotados pelos antigos irmãos depois de um século de guerra, os jedis sombrios são exilados e se instalam em Korriban, passando a comandar o Império Sith.
Após um conflito que destruiu Ossus, a Ordem Jedi muda sua base de operações para Coruscant, a capital da República.
Mas uma série de conflitos entre a Ordem Jedi e os Sith, acaba por extermina-los, sobrando apenas Darth Bane que reiniciar a Ordem Sith.
Yoda começa a instruir novos jedis no caminho da Força.
Existe uma perturbação na Força, e os Jedis temem que o lado sombrio esteja crescendo.
O conde Dookan nasce em uma família aristocrática no planeta Serenno e começa seu treinamento para se tornar um jedi.
Darth Plagueis começa a treinar Palpatine no lado sombrio da Força, e acaba por torna-lo Darth Sidious.
Após a morte senador Vidar Kim por assassinato, Palpatine é eleito para o posto de senador de Naboo.