Sendo o super-herói mais antigo já criado, o Super-Homem sempre foi um grande ícone na cultura pop. Ele também foi o primeiro a ter uma revista intitulada com seu nome Superman #1, e com esse título ele criou um legado de justiça. Criado em 1938, o Homem de Aço fez sua primeira aparição na revista Action Comics #1, que surgiu como marco para histórias em quadrinhos americanas de super-heróis.
Sendo uma legnda, é considerada hoje o item mais valioso para os colecionadores. A revista tinha o Super-Homem carregando um carro e deixando as pessoas aterrorizadas. O quadrinho mostrava que a identidade secreta do personagem seria de suma importante no decorrer das edições.
Enquanto Jerry Siegel e Joe Shuster tornavam-se amigos, algo inesperado aconteceu. Eles não esperavam que dessa união surgiria uma amizade sólida e que proporcionaria os melhores conteúdos para época. Os primeiros esboços surgiram em 1933, com a criação de um personagem que havia sido usado em alguns experimentos. A partir disso, começou a ter habilidades mentais, que desejava usar para dominar o mundo. Sim, o Super-Homem era o vilão. Entretanto, felizmente, a fanzine com o nome de The Reign of Superman, não deu muito certo. Posteriormente, em 1934, o conceito de Super-Homem mudou e surgiu um homem que desejava lutar ao lado do bem. Porém, ninguém aprovou a ideia. Desse modo, o projeto de um Super-Homem integro e corajoso só foi aceito em 1938 pela National Periodical Publications, que os convidou para trabalhar na publicação de outros personagens para a revista Detective Comics, criando assim, o famoso detetive Slam Bradley.
Alguns meses depois, houve a oportunidade de publicação do Superman na revista Action Comics. Já na primeira tiragem o personagem foi um sucesso. Assim, teve início a Era de Ouro dos quadrinhos, que foi o período aproximadamente entre o final da década de 30, ao final da década de 40.
Mas o Super-Homem das primeiras edições não era como conhecemos. Sua maior diferença era que ele não voava, e só foi adquirir essa habilidade em 1941. Nessa época, Jerry Siegel e Joe Shuster já estavam sobrecarregados com a criação das tirinhas, e por isso, abriram um estúdio. Nesse lugar, contratando artistas, mas sem levar os credito pela produção. Ainda nessa época, outros escritores foram contratados pela editora Manly Wade Wellman, Edmond Hamilton e Alfred Baster para rechear ainda mais o enredo das histórias do Super-Homem.
Originário de Kripton, Kal-El como era conhecido, foi enviado ainda bebê para Terra pelos seus pais, Jor-El e Lara Lor-Van. Após sua partida, o planeta, que se encontrava com problemas sem seu núcleo, explodiu, deixando para trás o legado dos kriptonianos.
Na Terra, ele encontra Kal-El é Jonathan e Martha Kent. Esses dois personagens são fazendeiros e decidem criá-lo como um filho em uma pequena cidade no Kansas, chamada Smallville. Clark, como foi chamado, adquiriu superpoderes. Eventualmente, eles decidem manter esses poderes no anonimato, surgindo assim, o Super-Homem.
Na sua fase adulta, Clark Kent se mudou para Metrópolis e começou a trabalhar como repórter no Planeta Diário. No jornal, tornou-se namorado da repórter Lois Lane. Ele também tornou-se o melhor amigo do fotografo Jimmy Olsen, que sempre acabam se envolvendo com os inimigos do Super-Homem.
Conhecido com arqui-inimigo do Homem de Aço, Lex Luthor é um empresário e cientista ganancioso, que conhece Clark ainda na adolescência e fez o Super-Homem como seu maior adversário para seus ideais macabros.
Com o resto do seu planeta, vieram asteroides, entre eles, a pedra chamada kriptonita em seu interior, um mineral radioativo que Clark descobriu ser sua fraqueza.
Tudo começou com Warner Bros adquirindo a DC Comics. Com essa nova aquisição, logo surgiu a primeira ideia de fazer um filme do Super-Homem. Vários nomes foram citados para o papel, mas depois dezenas de testes, Christopher Reeve foi contrato, ainda como um ator iniciante. Mas em contrapartida, o elenco coadjuvante era recheado de atores consagrados, como Marlon Brando, Margot Kidder, Glen Ford, Gene Hackman e Suzanne York. Depois de algumas dificuldades em achar um roteirista, foi contratado Mario Puzo, famoso por seu trabalho em O Poderoso Chefão. Ele escreveu nada menos do que um roteiro de 500 páginas, que foi dividido em Superman e Superman II.
Satisfeita com trabalho de Puzo, a Warner autorizou a filmagem dos dois filmes simultaneamente. As filmagens eram para durar em torno de oito meses, porém, devido a alguns problemas como o estouro do orçamento, as discordâncias entre os diretores, a equipe decidiu abandonar o Superman II e focar em terminar o primeiro.
Era previsto para o filme ser lançado em junho de 1978, em comemoração aos 40 anos da Action Comics #1, mas a estreia só aconteceu em dezembro de 1978. Contudo, foi um estrondoso sucesso de bilheteria, arrecadando 300 milhões, com um gasto no orçamento do 55 milhões. Além disso, o filme ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais, uma incrível realização para uma época em que não havia efeitos digitais.
Sendo dirigido por dois cineastas, Richard Donner e Richard Lester, o segundo filme não teve muito sucesso. Isso porque já no primeiro havia tido constantes problemas de filmagens. Inclusive, depois de seu lançamento, foi adicionado várias cenas excluídas devido a problemas. Porém, apenas em 2006 foi lançado uma versão estendida com as cenas excluídas que condizem com o ideal de Donner.
Posteriormente, ainda foi lançado mais dois filmes: Superman III e Superman IV. Essas obras terminaram de acabar com a franquia promissora do Homem de Aço. Consequentemente, foram considerados totalmente fracassos de bilheteria.