The Flash – O  Velocista Escarlate

The Flash é tão conhecido no mundo dos quadrinhos, que seu nome é sinônimo para velocidade. Mas como vários personagens da DC Comics, Flash possui várias versões. Quatro personagens tiveram destaque em vestir o uniforme do Velocista Escarlate. Já assumiram a sua identidade: Jay Garrick, Barry Allen, Wally West e Bart Allen –  esse último assumiu por pouco tempo.

Usando reflexos sobre-humanos a ponto de ultrapassar a velocidade da luz, Flash consegue quebrar várias leis da física. Criado pelo escritor Gardner Fox e pelo desenhista Harry Lampert, o Flash estreou em 1940, em Flash Comics #1.

The Flash

Referência a um deus

Originalmente, Gardner Fox que teve a ideia de um super-herói muito veloz com essa habilidade. Seu desenvolvimento tem como referência a figura do deus romano Mercúrio. Harry Lampert, projetou o uniforme baseado nas histórias de Mercúrio, com um elmo e duas asas nas laterais. O resto do uniforme era normal, com raio desenhado no peito, e as cores eram predominantemente vermelho e azul. O diferencial era que o Flash não usava máscara.

Jay Garrick

Na origem de Flash, que foi lançado em Flash Comics #1,  o protagonista era Jay Garrick. Na história o jovem universitário acidentalmente inala água deutério, um produto muito semelhante à água normal. Com o resultado disso adquiriu velocidade sobre-humana. Após uma breve carreira nos esportes, ele se torna The Flash um eficiente super-herói no combate ao crime.

The Flash - Jay Garrick

Ele também foi um dos super-heróis fundadores as Sociedade da Justiça, o primeiro grande grupo da editora DC Comics. O grupo reunia personagens como Lanterna Verde, Gavião Negro (Hawkman), Átomo, Sandman, entre outros. Mas com a Segunda Guerra Mundial, as revistas de super-heróis começaram a sua decadência.

As vendas ficaram lá em baixo, com isso Gardner Fox foi substituído depois da edição 80, da revista Flash Comics. O substituto foi Robert Kanigher que produziu as edições de Flash até a edição 104, tirando algumas exceções. A revista foi cancelada em 1949, mas Flash ainda aparecia em Sociedade da Justiça, na revista All Star Comics 57.

Barry Allen

Depois de uma época em que os quadrinhos de super-heróis estavam em baixa, a volta do Flash foi um marco. Sua estreia foi na revista Showcase 04, em 1956, dando início a Era de Prata dos quadrinhos. O personagem foi totalmente reinventado. Esse novo Flash era Barry Allen, um policial forense que é atingindo por raio em seu laboratório durante um acidente com produtos químicos. Como consequência, adquire o superpoder de se movimentar muito rápido.

The Flash - Barry Allen

Com os desenhos de Carmine Infantino, Flash teve seu uniforme totalmente reformulado, passando a usar colante vermelho com máscara. Nessa nova versão, descobrimos que Flash canaliza seu poder da Força da Aceleração. Desse modo, fazendo com que ele seja capaz de correr por cima da água e escalar prédios.

Com o sucesso do lançamento do Flash totalmente reformulando, a DC Comics lançou uma nova revista, em 1959. Em Flash Comics continuamos da edição #105, com o roteiro de John Broome. E também com os desenhos de Carmine Infantino. Nessa mesma ideia, Lanterna Verde, Gavião Negro e Elektron também ressurgem.

A Liga da Justiça

E para seguir os passos do passado, surge também um novo grupo de super-heróis, a Liga da Justiça.  A primeira aparição na revista The Brave and the Bold #28, em 1960 traz Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Caçador de Marte. Os heróis unem suas forças contra Starro. Devido ao sucesso do grupo, a Liga da Justiça ganha um revista própria e mais dois integrantes, Batman e Superman, em 1961.

Dc Comics vs Marvel

A partir de 1968, os quadrinhos da editora DC Comics começaram a sofrer com a concorrência da editora Marvel Comics. Um dos motivos é que a Marvel tinha heróis mais realistas e humanos, diferente dos personagens da DC. Uma das mudanças foi alterar os artistas por escritores mais novos, como por exemplo Cary Bates e Mike Friedrick.

The Flash com novos poderes

Com isso, Flash evoluiu como personagem, ganhando novos poderes como atravessar parede e até viajar na velocidade da luz. Entretanto, com evolução, surgiram alguns problemas para formar enredos espetaculares e a altura do personagem. Tentando recuperar a revista, que decaia cada vez mais, CaryBates matou Iris West Allen na revista Flash #275. Desse modo, o personagem tornou-se mais sombrio.

Morte de The Flash

A reviravolta na vida de Flash foi nos anos 80 quando ele derrota o assassino de sua esposa,  Flash Reverso. A partir daí começa O Julgamento de Flash, em que seus amigos decidem se ele deve pagar pelo assassinato. Nesse arco encerrou-se em Flash #350, no ano de 1985 com a morte de Flash.

Wally West e Bart Allen

Wally West, ou Kid Flash era sobrinho da namorada de Flash, que sofre um acidente semelhante ao de Barry. Dessa maneira acaba ganhando o superpoder da velocidade. Sua estreia foi na revista Flash #110, com o roteiro John Broome e Carmine Infantino.

Nesse conceito, surge nos quadrinhos a ideia que Flash é capaz de correr atrás das dimensões. Dando a noção do Multiverso, algo que se tornou fundamental no universo DC. Ao fazer isso na revista Flash de Dois Mundos (Flash of Two Worlds), ele encontra o primeiro Flash, Jay Garrick. Consequentemente se descobre que toda a Sociedade da Justiça vive em uma dimensão paralela, chamada de Terra 2. Explorando esse conceito, pode-se justificar as histórias antigas e paralelas a Barry.

The Flash e sua nova fase

A nova fase nos quadrinhos de Flash começa em 1987, quando a revista é lançada novamente com numeração zerada. O enredo começa quando Barry Allen morre, e Wally assume seu lugar. Buscando novos leitores com um enredo voltado para a família e o fardo de ser super-herói, o novo Flash logo se torna sucesso comercial. Graças a Mark Waid, que assume a revista a partir 1992.

Wally descobre ter a habilidade de transferir energia cinética a objetos e as pessoas, e a também a roubá-la quando necessário. Ele também tinha um bloqueio emocional devido a morte de Barry, que futuramente é superado graças a um confronto com o Flash Reverso, que não havia morrido a final.

The Flash - Wally

 

 

Nesse período de modernização do personagem, Waid também modificou o uniforme de Flash, o cinto passou a ser dois raios se encontrando em V, abandonou as asinhas nas botas, e o vermelho se tornou mais escuro e vivo. Um detalhe interessante é que os olhos do personagem deixaram de ser vistos, adotando uma lente branca na máscara.

Waid também criou um novo Kid Flash, vindo do futuro e que era neto de Barry Allen. Impulso como é conhecido Bart Allen vive algumas aventuras solos, mas logo se junta aos grupos de Justiça Jovem e Novos Titãs. Bart só assumi o uniforme de Flash, muitas edições depois, deixando Wally West exilado em outra realidade.

Curiosidades

Flash foi o primeiro personagem a se casar nos quadrinhos, já que naquela época não era muito normal disso acontecer. E ele quase não casou devido a intervenção de Flash Reverso, seu pior inimigo.

– Na Superman #199, de 1967 temos a primeira corrida do Homem de Aço e o Velocista Escarlate, em que ambos participam de campanha de beneficente para ONU, por fim a disputada termina empatada. Mas as corridas entre os dois personagens se tornam muito frequente nos quadrinhos, e a partir das próximas descobrimos que Flash é o maior velocista do mundo, ganhando até do Superman.

– Temos também um encontro especial de Flash e Batman, na revista The Brave and the Bold #81, em 1968, em que ambos lutam contra Bork.

– Kid Flash formou o grupo de adolescentes Os Titãs em The Brave and the Bold 54, de 1964, juntamente com Robin e Aqualad. Posteriormente, mas dois personagens ganharam adesões da Moça Maravilha e Ricardito.

—> Leia outros artigos sobre o universo geek em nosso blog

Escrito por: Iolanda Strambek

Primeiramente, não sou desse planeta. Sou uma padawan, e luto todos os dias contra o lado negro da Força. Minha fraqueza é a kryptonita e torço para que o inverno chegue logo. Entre, puxe uma cadeira e aproveite o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar