O Xadrez é um esporte presente na vida de pessoas de diferentes idades. Muitos de nós possuímos lembranças de quando de quando o jogo era parte de nossa rotina na infância e, em muitos casos, a prática se estendeu até a vida adulta. Mas afinal, quais os benefícios que essa atividade pode trazer para as nossas crianças?  É o que a psicóloga Liége Martins nos esclarece no artigo a seguir.

1) O jogo de xadrez se mostra positivo para as crianças por quê?

Esse jogo engloba decisões estratégicas e, portanto, exige que a criança aprenda, guarde as regras, faça planejamentos a curto e longo prazo. A memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva precisam trabalhar juntos para que tudo isso ocorra. Assim, podemos dizer que a prática do xadrez ajuda na atenção, resistência à distração, análise, coordenação visual-motora, rapidez, planejamento e previsão.  O xadrez apresenta vários benefícios para às crianças: ele estimula o raciocínio lógico e desenvolve a tomada de decisões.

2) Jogar xadrez só por lazer, causa o mesmo efeito do que se a criança frequentar uma aula? (No sentido do raciocínio)

Pode-se dizer que sim.  O sucesso de uma aprendizagem significativa depende de vários fatores relacionados tanto às crianças, quanto ao ambiente. O essencial é que a criança esteja motivada e interessada, cabe ao mediador (sejam pais, amigos ou professores), proporcionar momentos de aprendizagem relevantes.

3) O xadrez pode ajudar no desenvolvimento emocional? Se sim, como?

Através do jogo de xadrez é possível trabalhar valores como: sociabilidade e controle emocional para desse modo, aprender a conviver com êxitos e com a frustração; ter sentido de transparência, sendo honestas e íntegras consigo mesmas e com as demais. O xadrez também ajuda na adaptação de diversas e inesperadas situações, além de contribuir para se ter empatia e compreender o oponente durante o jogo; bem como trabalhar em equipe e colaborar, sendo um ótimo conjunto para a criança formar sua inteligência emocional.

4) Para crianças portadoras de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de que maneira o xadrez pode contribuir?

O jogo de xadrez é um excelente aliado no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Auxiliando na maior concentração em sala de aula e desenvolvimento mais rápido do raciocínio, são alguns dos benefícios de quem joga. Por ser caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade, esse é um transtorno neurobiológico que tem origem genética, podendo comprometer o convívio familiar e o desempenho cotidiano. É possivel trabalhar questões essenciais para essas crianças como:  planejamento estratégico (atenção executiva), o manuseio das peças no tabuleiro (atenção seletiva) e a concentração no jogo (atenção sustentada).

5) Qual a importância de pais e mães explicarem para a criança sobre o ganhar e o perder?

Saber perder é um aprendizado essencial. É através do ‘perder’ que a criança vai desenvolver a capacidade de lidar com frustrações da vida. Esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade. É perdendo (errando) que a criança passa a se empenhar mais para acertar da próxima vez.

Liege Martins é formada pela Universidade de Araraquara e trabalha como Psicóloga Infantil na empresa Motricitá e Unity ABA Services. CRP. 06/128717

—> Confira outros artigos no Blog da Loja Cuba

Se você ainda não possui o seu próprio jogo de xadrez em casa, que tal aproveitar e adquirir um?

—> Jogos de Xadrez

—> Jogo de Xadrez Oficial

Escrito por: Maria Luísa Bergamasco

Jornalista. Acredita que através da informação e do conhecimento, famílias podem trocar experiências e expandir suas ideias. Adora ouvir histórias, comer petiscos e sentar em botecos.

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar